São várias as iniciativas ecológicas que já foram implantadas por aqui. Confira nesse texto, as medidas sustentáveis do Cais Coworking
Em 1969, quando a primeira foto da Terra vista do espaço foi divulgada, o mundo pode perceber o quão bonito e vulnerável é o nosso planeta azul. Essa fotografia chamou a atenção da humanidade para o fato de que vivemos no mesmo ambiente e é nossa a responsabilidade de protegê-lo.
“Deus me permite ter o ar, a água e a terra. Eu contribuo não contaminando eles e também ajudo emanando atitudes corretas, atitudes sustentáveis que vão deixar um mundo melhor para as outras pessoas que estão chegando.”
Claudia Frantiozi, idealizadora do Cais Coworking
Hoje, dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) este dia tem como pauta principal promover a conscientização ambiental para sensibilizar as pessoas sobre a importância de cuidar do nosso planeta.
O Cais Coworking carrega diariamente essa responsabilidade e no decorrer deste texto você vai poder conferir um pouco mais sobre as atitudes sustentáveis que implantamos, visando integrar ao máximo o nosso espaço com o meio ambiente.
Containers reciclados
O Cais Coworking possui em sua estrutura 15 containers que foram retirados de depósitos e reaproveitados, mas por que utilizar um container para fazer um escritório? “Eu lembro que levantei cedo em um domingo e estava passando na televisão o programa ‘Pequenas Empresas e Grandes Negócios’ e mostrava a primeira casa feita com container na cidade de Curitiba e era uma casa muito bonita. O Paulo [marido] falou assim: ‘Olha só! Você queria ampliar, então faz de container, porque se é possível fazer uma casa, também é possível fazer escritórios’. E eu gostei muito da ideia”, relembra Claudia.
Após definir o material da estrutura, o casal pesquisou como poderiam utilizar e onde encontrar o material principal. Os containers presentes hoje na fachada do Cais, são da cidade de Itajaí, em Santa Catarina.
Borra de café como item para a produção de adubo
O café é um ingrediente essencial para o dia a dia do coworkers. Por aqui, produzimos e consumimos muito café e a borra do pó utilizada é separada e vai diretamente para a composteira – que vamos falar a seguir. A borra adicionada à compostagem ajuda a amenizar maus odores e também deixa o local mais quente, conservado a umidade, além de ser um dos componentes principais para a produção do adubo orgânico.
O processo de compostagem
Boa parte do lixo orgânico gerado no Cais vai para a composteira, que possui várias camadas, cada uma delas com um objetivo em comum: produzir adubo orgânico. O processo de compostagem utiliza restos de comida, terra, borra de café, além de folhas e outros itens para a produção do adubo. As minhocas californianas, que ficam dentro dos recipientes transformam todos esses itens em adubo. A diferença desses animais é a sutileza e a velocidade com que elas transformam os resíduos orgânicos em um dos melhores condicionadores de solos para todos os tipos de plantas.
Cais gerando energia renovável
Foram instaladas em toda a estrutura do coworking, 56 placas solares de 385 w (watts) cada uma. Os painéis fotovoltaicos produzem energia elétrica diariamente. “Eu estou muito feliz porque estou contribuindo com o meio ambiente e ajudando a Copel (Companhia Paranaense de Energia) a fornecer mais energia, porque a energia que nós consumimos é a própria energia que geramos. Além disso, antes eu pagava uma fatura de quase 3 mil reais, a desse último mês veio apenas 150 reais. Em quatro anos e meio eu terei todo o retorno do investimento”, comenta Claudia.
A implantação das placas foi uma parceria entre a LBR Solar, empresa responsável pela instalação dos painéis, e a Reinehr Engenharia, que auxiliou para o suporte de uma parte das placas. O resultado obtido foi a instalação segura, que aumenta a eficiência dos painéis.
O coworking já pratica há tempos essas atitudes, mas em 2020 o engajamento ficou ainda maior. Várias outras novidades estão em andamento para aumentar ainda mais o respeito com a natureza. Para isso, contamos com a ajuda das engenheiras ambientais e coworkers, Ana Cé e Bruna Saara, proprietárias da Saara & Cé Engenharia. O projeto de sustentabilidade que já está em andamento almeja conquistar o Selo Verde, essa certificação intitula a empresa como sendo ecologicamente correta, respeitando a natureza e proporcionando o menor impacto possível ao meio ambiente.
E você? Já pensou nas atitudes que você pode adotar para contribuir com o meio ambiente a sua volta? São vários as práticas sustentáveis que se pode fazer em casa ou na sua empresa, mas para isso é necessário consumir conscientemente, se inspirar em atitudes corretas e ser gentil com o nosso planeta, porque ele nos proporciona o bem mais precioso de todos: a vida.
Siga a gente nas redes sociais e conheça um pouquinho mais da rotina do nosso coworking. Facebook e Instagram